Você sente-se sobrecarregada?

Você precisa lidar com muita coisa o tempo todo? Tem problemas para se superar no trabalho? Sente-se ansiosa lembrando dos compromissos  e pendentes?

Então acalme-se, porque você vai ter acesso a dicas que vão lhe ajudar a estabelecer prioridades e a ter mais tempo para fazer o que quer fazer.

Em um mundo ideal, a maioria das pessoas amaria priorizar funções e projetos com base no que considera importante. Mas, na vida real, boa parte de nós age no caminho oposto.

Nós priorizamos com base na urgência – o que não funciona, já que, se uma tarefa é urgente, geralmente já é tarde demais para fazer um bom trabalho: nós  não nos damos tempo suficiente para completar tarefas sem quase nos “matarmos.”

Você se compromete além da conta?

 

Uma forma de evitar o estresse de ter que priorizar é colocar na lista dos afazeres uma tarefa ou projeto assim que o receber. Para isso ter uma agenda é essencial! Digamos que você deva fazer um relatório em um mês e queira evitar chegar ao ponto em que escrevê-lo seja considerado uma urgência.

Habitue-se a trabalhar no relatório imediatamente. Não é algo para pensar sobre, mas para fazer. Nessa mesma hipótese, temos que o pedido do relatório chegou via email. Você irá dedicar quinze minutos a ele todos os dias durante a semana e, na semana seguinte, vai decidir se precisa gastar mais tempo nele por dia. Nas 24 horas seguintes, reserve quinze minutos em sua agenda para fazer uma lista dos elementos do relatório. No dia subsequente, você já pode esboçar boa parte da introdução. No terceiro dia, pode gastar seus 15 minutos para começar a pesquisa. Continue assim pelas próximas três semanas, aumentando o tempo que gasta nele conforme a data-limite se aproxima.

Você poderá aplicar essa sequência para qualquer outro trabalho que precise entregar, para isso vai adaptando tudo no seu tempo e função.

Se você está desnorteada por conta do enorme volume de tarefas que precisa cumprir, faça uma lista das cinco coisas que precisa fazer necessariamente e comece com uma delas.

Você perceberá que se sentirá mais no controle e muito menos estressada.

É preciso ter cuidado para não se sobrecarregar com tarefas urgentes de outras pessoas: tarefas que se tornaram urgentes porque elas não realizaram antes.

Aprenda a dizer NÃO e a devolver a responsabilidade para a pessoa.

Você pode dizer algo como “eu entendo que seja urgente, mas, se eu a tivesse recebido duas semanas atrás, poderia ter feito algo mais cedo.”

Dica: Uma pesquisa indica que o ato de guardar contas na sua bolsa para pagá-las mais tarde covardemente a estressa durante o dia todo e suga sua energia. Arquive as contas ou pague-as imediatamente.

Um abraço de Luz!

Gostou? Deixe um comentário